Pages

ocioso.com

Há 41 anos, Beatles anunciava seu fim




Há exatos 41 anos, a maior banda de todos os tempos pendurava as chuteiras.

Em 10 de abril de 1970, os Beatles chegavam ao fim.

Paul McCartney fez o anúncio em um comunicado oficial.

Ele havia acabado de lançar seu primeiro álbum solo, McCartney, e confirmou que estava deixando o grupo que ajudou a fundar.

Mas a saída de McCartney só confirmava o que há muito já parecia estar por vir. Os Beatles não tocavam juntos desde o final da gravação de Abbey Road.

No final dos anos 60, os integrantes já se dedicavam a outros projetos, e suas vidas pessoais seguiam caminhos distintos.

Documentário
No dia 20 do mês que vem, o documentário LetIt Be completa 41 anos. O filme trata das razões que levaram a banda a se separar.

Segundo Ringo Starr, os Beatles não falavam sobre o possível fim da banda, mas o tema não era descartado até o anúncio de Paul.

Até que John Lennon fosse assassinado, em 8 de dezembro de 1980, sempre pairou no ar uma expectativa de que a banda pudesse voltar a tocar junta.

Formada no fim da década de 1950, a banda passou por tempos difíceis nos seus primeiros anos. Um exemplo disso foi a viagem a Hamburgo, Alemanha, em 1960. Lá, com cinco integrantes na formação, o conjunto era obrigado a tocar diariamente por longas horas. No entanto, os Beatles voltaram várias vezes à cidade, onde chegaram a trabalhar com o inglês radicado por lá Tony Sheridan .

Também foi difícil encontrar uma gravadora para o grupo. O empresário da banda, Brian Epstein, conseguiu um teste com o produtor George Martin que, apesar de não ter se impressionado musicalmente com os Beatles, gostou da personalidade dos seus integrantes. O baterista Pete Best, considerado fraco, deu lugar a Richard Starkey, mais conhecido como Ringo starr .

As primeiras gravações dos Beatles foram realizadas no famoso estúdio Abbey Road. Lá, foi produzido o single Please Please Me, que os levou à televisão. A música também deu o nome ao primeiro álbum da banda, lançado em 1963. O debut chegou ao topo das paradas britânicas e recebeu disco de platina nos Estados Unidos .

Assim surgia a beatlemania. Um exemplo do incrível sucesso do quarteto é o fato de que Please Please Me só perdeu a liderança na Inglaterra para o segundo álbum da banda, o With The Beatles .

Outro grande sucesso foi The Beatles, também chamado de álbum branco por causa de sua capa. O álbum duplo, lançado em 1968, atingiu o topo das paradas em diversos países do mundo, chegando a receber 19 discos de platina nos Estados Unidos .

Os Beatles também obtiveram grande sucesso de crítica. Um exemplo disso é o aclamado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Trazendo clássicos como a faixa título, With a Little Help from My Friends e Lucy in the Sky With Diamonds, o álbum foi considerado o melhor de todos os tempos pela revista americana Rolling Stones.

A banda entrava então em sua reta final. Seu penúltimo álbum, Abbey Road (1969), também obteve grande sucesso. O CD se tornaria o mais vendido da história do conjunto. A clássica capa do disco (foto) foi feita do lado de fora do estúdio.

Foi em 1969 que os Beatles fizeram seu último show. Nos telhados do prédio da Apple, em Londres, o Quarteto Fantástico fez sua despedida, no dia 30 de janeiro. A maior parte dela foi filmada e incluída no filme Let it Be, uma espécie de documentário sobre o fim da banda

Em 1970, ano que marca o fim dos Beatles, foi lançado Let it Be. Apesar de ser o último da banda, muitas das gravações foram feitas antes das de Abbey Road

0 comentários:

Postar um comentário